A “Selfie”, da arte cara à atividade banal
Por: José Costa
A Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior recebeu no passado dia 19 e 20 de março foi o palco de uma conferência internacional sobre o público e o privado nas telecomunicações.
O primeiro dia de conferência contou com o debate relativo ao tema “Mobile media and Public Communication” com o Professor João Correia da Universidade da Beira Interior, José Barreiros da Universidade Técnica de Lisboa e Simon Meso da Universidade do País Basco.
No dia 20 de Março, Amparo Lasen, professora de sociologia da University complutense de Madrid abordou as temáticas dos Auto-retratos digitais, exposição e modulações de intimidade.
Hoje em dia o desenvolvimento da internet e a sua utilização nos dispositivos móveis faz com que a intimidade das pessoas seja partilhado em massa. Na moda está a difusão das “Selfies”, fotos em que as pessoas se fotografam a si próprias. Foi o regresso de uma arte que outrora foi cara como o autorretrato que hoje em dia através da Selfie passa a ser uma atividade banal. Aplicações como o whatsAPP ou o snapchat aumentaram os praticantes deste fenómeno.
Tirar fotografias a si próprios, é entendido como uma forma de aumentar a autoestima e de as pessoas se aceitarem a si próprias. Numa altura em que a crise mundial é um facto evidente, as pessoas têm maior necessidade de procurar mecanismos para aumentar a sua autoestima. A exposição das selfies ao mundo leva a uma constante indefinição sobre o que é público ou privado.
Posteriormente seguiu-se a intervenção de Gaby David que abordou a temática “All what we send is selfies. Images in the age of private, immediate reproduction”. Tema que seguiu as linhas partilhadas por Amparo Lasen ao centrar-se da temática do privado que nos dias de hoje com a constante partilha de imagens e da vida acabou por se perder.
António Bento da Universidade da Beira Interior, Gil Ferreira do Instituto Politécnico de Coimbra, José Ricardo Carvalheiro da Universidade da Beira Interior e por fim Ana Serrano do LABCOM, expuseram a temática “transformations of privacy”.