Agenda noticiosa dia 17 de abril
JORNAL NACIONAL
Tema 1: Greve dos trabalhadores da Comboios de Portugal (CP) e da Refer
Esta notícia já se tornou uma constante nos jornais de todo o país. Este mês é já a segunda greve registada por parte da empresa Comboios de Portugal. Estas greves refletem a situação financeira do país, e refletem ainda o descontentamento dos trabalhadores da empresa sobre as medidas tomadas pelo Governo liderado por Passos Coelho. Para além disso, este tipo de greves com os comboios de Portugal, provocam um grande transtorno para a população portuguesa, sobretudo na grande Lisboa, que utilizam o comboio como meio de transporte para os seus locais de trabalho.
Tema 2: Fuga de Moçambicanos devido a uma vaga de xenofobia
A minha escolha recai ainda sobre esta questão de xenofobia. Vivemos em pleno século XXI e torna-se quase inconcebível existir este tipo de situações, de racismo, que provocam mesmo a fuga de pessoas devido à violência. Por isso, eu noticiaria esta questão para mostrar a realidade que se vive neste país, a África do Sul, e alertar para que situações não se repitam.
Tema 3: Greve dos Guardas prisionais
O terceiro tema que eu abordaria no jornal nacional seria a greve dos guardas prisionais. Já não é a primeira greve que este grupo profissional demonstra o seu descontentamento ao País. As prisões são locais onde deveria haver segurança, com a existência de uma greve tão alargada poderá colocar em causa a segurança destes locais e possíveis fugas de prisioneiros. Para além da relevância do tema: aplicação do estatuto profissional.
Por: Anabela Carvalho, m6599