Condutor alcoolizado apanha pena de prisão
Um homem que foi apanhado pela sexta vez a conduzir alcoolizado foi hoje condenado pelo Tribunal de Aveiro a cinco meses de prisão efectiva, a cumprir em regime de dias livres.
Por Bruno Silveira e Daniela Berrincha
Há precisamente um mês, o arguido, de 31 anos, tinha sido condenado a 6 meses de prisão com pena suspensa, por tere sido apanhado bêbado a conduzir um carro, em Ilhavo, ao mesmo tempo que a companheira conduzia outro, também embriagada e no qual estavam os 4 filhos, todos menores.
Nas situações anteriores, o arguido foi sentenciado com penas de multa e penas de prisão substituidas por trabalho a favor da comunidade.
Desta vez, o tribunal decidiu aplicar uma pena privativa da liberdade ao arguido, que terá de passar 30 fins-de-semana seguidos no estabelecimento prisional de Aveiro, por decisão da juiza que o julgou em processo sumário.
A operação de Carnaval, levada a cabo pela GNR, resultou na autoação de 399 pessoas, das quais 153 foram deitadas por excesso de alcool no sangue.
Um estudo realizado em 2012, indicou que 1 em cada 3 pessoas que morrem em acidentes de viação apresentam níveis de alcoolémia acima do limite permitido por lei.
Simulador de nível de álcool nas bebidas
Fontes: “Agência Lusa”, “TVI 24”, “As Beiras”