Conferência Internacional realizado na Universidade da Beira Interior discute o público e o privado na comunicação móvel
Por Marina Almeida
Nos dias 19 e 20 de março, aconteceu na Universidade da Beira Interior a conferência internacional “Public and Private in Mobile Communication”, organizado pelo LabCom. Com convidados de diversos países, tivemos discussões acerca do público e privado destacando a comunicação nos dispositivos móveis e a alteração na forma com que ela é feita com o avanço das tecnologias. O primeiro dia teve destaque com participação de Scott Campbell, da Universidade de Michigan. Ele afirma que as redes sociais servem para gerar afetos e que os dispositivos móveis mantêm as pessoas mais informadas, onde as mesmas gostam de matérias que valorizem a instituição, havendo assim, trocas de informação no cotidiano, como por exemplo fotos no facebook, instagram,etc.
Imagem: Palestra de Amparo Lasen, professora de sociologia na Universidade Complutense de Madrid
No segundo dia, o enfoque ficou por conta do tema selfies. Amparo Lasen, professora de sociologia na Universidade Complutense de Madrid, aborda o tema “Auto-retrato digital, a exposição e a modulação da intimidade” onde deixa claro que a convergência dos dispositivos móveis facilitou o desenvolvimento de práticas de auto-retratos aumentando assim a exposição pessoal, sendo essa a atividade que gera novos hábitos onde somos ao mesmo tempo o fotógrafo e o modelo. Ainda, fala sobre a comunicação que uma selfie revela, onde temos quem publica e quem comenta, introduzindo as suas preferências, expectativas e avaliações.
Logo, Gaby David, doutoranda em estudos culturais visuais, no “EHESS - Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais, em Paris, entra com o tema “Tudo o que enviamos é selfie. A era do privado e a reprodução imediata”, dando ênfase ao uso do aplicativo Snapchat e a reflexão sobre a posse privada e o imediatismo das fotografias que se trocam através dele em uma época de atenção apressada. Segundo Gaby, o selfie se tornou um novo estilo jornalístico, onde matérias são gravadas pelos mesmos, com o objetivo se comunicar com o público de uma forma diferente e moderna. Para finalizar a manhã do segundo dia, Samita Nandy do Center For Media and Celebrity Studies com a palestra “Selfie do Ativismo de celebridades: particularidades nas fotografias de celebridades e justiça social.