Portugueses ingerem sal a mais e em 5 anos apenas um quarto mudou a alimentação
Quase todos os portugueses ingerem quantidades de sal superiores ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e, apesar de estarem mais informados sobre os seus malefícios, nos últimos cinco anos apenas um quarto mudou os seus hábitos alimentares.
Por: Adriana Ribeiro e Luís Pardal
Os dados forma avançados à Lusa pela Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH), a propósito do Dia Mundial da Hipertensão que se assinala no domingo, numa iniciativa da World Hypertension League que tem como objectivo divulgar a importância da prevenção, detecção e tratamento da doença.
Segundo estes novos resultados do estudo sobre a “Perceção da População sobre Hipertensão”, que pretendeu avaliar o conhecimento da população portuguesa sobre hipertensão, 95,6% dos portugueses ingere sal acima do recomendado pela OMS (5,5 gramas por dia).
Desenvolvido pelo Ministério da Saúde, a região centro foi alvo do projeto pão.come. Esta iniciativa, terminada no final do ano de 2010, teve como objetivo diminuir o sal adicionado na produção de pão de 2% para 1%. O projeto abrangeu 78 concelhos que fazem parte da região centro e atuou junto das padarias de confeção e fabrico.
Nos últimos cinco anos apenas um quarto da população reduziu o consumo de sal e três em cada quatro portugueses não sabem identificar quais os alimentos que são fontes de sal.