Rinite alérgica, doença que afeta 20 a 30% dos portugueses
Marina Almeida e Ana Catarina Silva
A escolha da notícia para a versão digital seria a dos Pólenes, pois o assunto tem mais informações regionais para acrescentar.
Rinite alérgica, doença que afeta 20 a 30% dos portugueses
Dados da Rede Portuguesa de Aerobiologia mostram que os últimos meses tiveram alta concentração Polínica nas regiões de Castelo Branco, Viseu e Guarda.
Segundo Elisa Pedro, vice-presidente da Sociedade Portuguesa da Alergologia e Imunologia Clinica (SPAIC), atualmente 20 a 30 % da população Portuguesa sofre de rinite alérgica, doença comum no país. A rinite alérgica é uma patologia inflamatória crônica, que se caracteriza por espirros, obstrução nasal, pingo no nariz e comichão.
A doença piora durante a primavera, altura em que se verifica uma maior concentração de pólenes, principais fatores que contribuem para o aparecimento de alergias respiratórias sazonais. Como forma de minimizar o problema, médicos imunoalergologistas aconselham a população a evitar atividades ao ar livre e manter as janelas das habitações e veículos fechadas quando a concentração de pólenes for elevada.
Fonte: Lusa e rede portuguesa de aerobiologia
https://www.rpaerobiologia.com/medicoes?date_start=2015-03-23&date_end=2015-03-29®ioes=9&polens=