UBI abre portas a conferência internacional sobre comunicações móveis

31-03-2015 20:41

As alterações provocadas pelos dispositivos móveis num quotidiano onde a sua utilização é imprescindível, foi o grande tema em análise e destaque. “Public and Private in Mobile Communications” trouxe à Covilhã especialistas nacionais e estrangeiros.

 

Por: Carina Alves m6785

 

Organizada no âmbito do projeto que funcionou nos últimos dois anos no LabCom.ifp na Universidade da Beira Interior (UBI), a conferência acertou ideias sobre público e privado na atual conjuntura do instantâneo na comunicação.

No primeiro dia, Scott Campbell (University of Michigan) foi o orador convidado para dar início ao painel de abertura, “Mobile Media and Public Communication”. João Carlos Correia (UBI), Jorge Barreios (ISCTE-Universidade Técnica de Lisboa) e Koldo Meso (Universidad del País Basco) fizeram também parte da primeira sessão de exposições. As implicações sociais da comunicação móvel, conceitos de massas, meios digitais e a alteração da forma como acontece a comunicação foram as ideias apresentadas.

Os termos mais ouvidos e presentes na atualidade comunicacional e social foram o ponto de ordem dos primeiros discursos do segundo dia. Selfies, Snapchat, dispositivos móveis, Facebook, Instagram, Badoo, tablet, smartphone e fotografia foram as palavras em destaque em “Images in Mobile Media”. Amparo Lasen (Universidad Complutense de Madrid), Gabi David (École des Hautes Études en Sciences Sociales) e Samita Nandy (diretora do Centre for Media and Celebrity Studies) compuseram o leque de oradoras que deram voz a um tema bastante contemporâneo, a massificação da imagem na era da reprodução imediata nos dispositivos móveis. O conjunto de intervenções focou-se em torno da temática das “selfies”. Esta atividade responsável por novos hábitos e gestos foi o tema de ordem no discurso de Amparo Lausen. O imediatismo das imagens trocadas através da aplicação “Snapchat” centrou a exposição de Gaby David numa sociedade contemporânea, marcada por uma cultura da imagem, onde o instantâneo e a busca de satisfação imediata e contínua são valores predominantes. A terceira oradora, Samita Nandy, destacou também ela a temática da imagem e das “selfies” mas voltou essa mesma temática para a perspetiva das celebridades, nomeadamente quando elas assumem a defesa de causas sociais através da imagem.

“Transformations of Privacy” foi a última sessão do encontro onde tiveram lugar os discursos de António Bento (UBI), Gil Ferreira (Instituto Politécnico de Coimbra), José Ricardo Carvalheiro (UBI) e Ana Serrano Tellería (UBI). Privacidade, transformações de público e privado, necessidade de alerta nas de ideias de privacidade, partilha de conteúdos privados nas redes sociais perdendo a exclusividade e o controlo sobre o conteúdo, a comunicação online e atividade do utilizador no ambiente móvel, foram as principais temáticas analisadas pelo último conjunto de convidados.

A conferência teve lugar na Faculdade de Artes e Letras entre os dias 19 e 20 de março.