UBI recebe conferência internacional sobre os diapositivos móveis
A Faculdade de Artes e Letras realizou nos dias 19 e 20 de março, a conferência internacional “Public and Private in Mobile Communications” no âmbito do projeto europeu FEDER.
Por: Liliana Serafim
O segundo dia da conferência internacional iniciou-se com a temática “Images in mobile media” com a intervenção de Amparo Lasen da Universidade Complutense de Madrid, que abordou o tema sobre Digital Self-Portraits, Exposure and the Modulations of Intimacy. Ao longo da sua apresentação, Amparo Lesen deu destaque aos autorretratos que a uns anos atrás era uma técnica de fotografia quase exclusivamente artístico, e hoje tornou-se popular com o WhatsApp e o Snapchat. O uso do Snapchat, segundo a oradora é “a reflexão sobre a posse privada e imediatismo das fotografias”.
As selfies para Amparo Lasen são “uma atividade banal, divertida, que tem sido responsável por novos hábitos e gestos”. A partilha de selfies com os amigos pelos diapositivos móveis fazem aumentar a sua exposição pessoal, assim como, a sua intimidade.
O painel de conferências prosseguiu com a Gaby David vinda da “École des Hautes Études en Sciences Sociales” que falou sobre All What We Sendi s Selfie. Images in the Age of Private, immediate Reproduction.
A oradora ao longo da sua intervenção referiu três pontos importantes. Primeiro, o uso do snapchat por parte de estudantes franceses para trocar imagens efémeras, o que faz com que estes partilhem imagens da sua vida privada num espaço público. Em segundo lugar, Gaby David mostrou imagens de vários vídeos amadores criados em espaços públicos que foram apresentados num festival em Paris. E por fim, o jornalismo do cidadão, em que a oradora deu exemplos como o caso das fotografias que são tiradas por pessoas amadoras e são postas em domínio público. Essas imagens muitas vezes tornam-se fontes importantes para o desenvolvimento de uma peça jornalística, ou seja, há certos acontecimentos que os jornalistas não conseguem ter imagens tão especializadas e por isso recorrem a essas fotografias.
A manhã terminou com apresentação de Samita Nandy do Centre for Media and Celebrity Studies.
A conferência internacional encerrou na tarde do dia 20 de Marco, com as apresentações de Gil Ferreira, do Instituto Politécnico de Coimbra, José Ricardo Carvalheiro, da UBI e por fim, Ana Serrano Tellería do Labcom