Condutor apanhado sob efeito de álcool pela sexta vez condenado a prisão efetiva
Um homem que foi apanhado pela sexta vez a conduzir alcoolizado foi hoje condenado pelo tribunal de Aveiro a cinco meses de prisão efetiva, a cumprir em regime de dias livres.
Há precisamente um mês, o arguido, de 31 anos tinha sido condenado a seis meses de prisão com pena suspensa, por ter sido apanhado bêbado a conduzir um carro, em Ílhavo, ao mesmo tempo que a companheira conduzia outro, também embriagada e no qual estavam os quatro filhos, todos menores.
Nas situações anteriores, o arguido foi sentenciado com pensa de multa e penas de prisão substituídas por trabalho a favor da comunidade.
Desta vez, o tribunal decidiu aplicar uma pena privativa da liberdade ao arguido, que terá de passar 30 fins-de-semana seguidos no estabelecimento Prisional de Aveiro, por decisão da juíza que o julgou em processo sumário.
Este não foi o único caso recente de condenação por condução sob efeito de álcool. Numa mega operação nacional levada a cabo pela Guarda Nacional Republicana, ainda neste mês de Fevereiro, dos 8.505 condutores fiscalizados, 399 conduziam com uma taxa de alcoolemia superior à estipulada por lei, de onde 153 acabaram por serem condenados.
Com o intuito destes números baixarem, no início do ano passado, 2014, entrou em vigor uma nova lei referente ao código da estrada, onde a taxa de álcool permitida baixou para os 0,2 gramas por litro de sangue.
Por: Soraia Ferros e Catarina Silva
Fontes: https://www.tvi24.iol.pt/sociedade/gnr/153-detidos-por-conducao-sob-efeito-do-alcool
https://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?did=103736
Imagem: https://www.asbeiras.pt/wp-content/uploads/2015/02/alcool.jpg